A Cooxupé, em parceria com a Professora Madelaine Venzon, Universidade Federal de Viçosa e a EPAMIG, estão implementando o projeto de Cafeicultura Regenerativa na região do Sul de Minas, Matas de Minas e Cerrado Mineiro. Nosso foco é promover as práticas de agricultura regenerativa baseadas em dados científicos e que venham apoiar nossas famílias cooperadas em campo. Com este projeto, esperamos alcançar impactos significativos:

Professora Madelaine Venzon

Pesquisadora da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) desde 1992, na área de controle biológico de pragas.

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Pelotas (1988), mestrado em Fitossanidade (Entomologia) pela Universidade Federal de Lavras (1991), Ph.D. em Biologia Populacional – University of Amsterdam (2000) e Pós-Doutorado na University of California, Davis (2015/16). É bolsista de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e atual Membro do Comitê de Assessoramento do CNPq.

Foi Coordenadora do Programa Estadual de Pesquisa em Agroecologia da Epamig e Coordenadora de Transferência e Tecnologica da Epamig Sudeste. Editora adjunta na área de controle biológico da revista Neotropical Entomology e da Revista Brasileira de Agroecologia, e editora associada da revista Frontiers in Agronomy e Agriculture.

É orientadora docente nos cursos de Pós-graduação em Entomologia, Mestrado Profissionalizante em Defesa Sanitária Vegetal e no curso de Proteção de Plantas da Universidade Federal de Viçosa. Foi membro e coordenadora da Câmara de Recursos Naturais, Ciências e Tecnologias Ambientais da FAPEMIG.

Membro do Conselho consultivo do Cerrado das águas. Publicou mais de 124 artigos em jornais científicos arbitrados, além de 15 livros e 45 capítulos de livros de editoras nacionais e internacionais. Orientou mais de 120 alunos, entre iniciação científica, treinamento técnico, trabalho de conclusão de curso, especialização, pós-graduandos (mestrandos e doutorandos) e pós-doutorandos.

Em 2017 recebeu o prêmio de Destaque Mérito Científico da EPAMIG pelos trabalhos desenvolvidos em prol do controle biológico. Em 2020, 2021,2022 e 2023 recebeu da Epamig o prêmio de destaque em produtividade de pesquisa. Foi coordenadora técnica do recém lançado Informe Agropecuário sobre Bioinsumos. Parceria internacionais e nacionais com instituições públicas e privadas. Eleita uma das TOP 100 mulheres destaque do Agro pela FORBES em 2023.

  • Pesquisadora da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) desde 1992, na área de controle biológico de pragas.
  • Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Pelotas (1988), mestrado em Fitossanidade (Entomologia) pela Universidade Federal de Lavras (1991), Ph.D. em Biologia Populacional – University of Amsterdam (2000) e Pós-Doutorado na University of California, Davis (2015/16). É bolsista de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e atual Membro do Comitê de Assessoramento do CNPq.
  • Foi Coordenadora do Programa Estadual de Pesquisa em Agroecologia da Epamig e Coordenadora de Transferência e Tecnologica da Epamig Sudeste. Editora adjunta na área de controle biológico da revista Neotropical Entomology e da Revista Brasileira de Agroecologia, e editora associada da revista Frontiers in Agronomy e Agriculture.
  • É orientadora docente nos cursos de Pós-graduação em Entomologia, Mestrado Profissionalizante em Defesa Sanitária Vegetal e no curso de Proteção de Plantas da Universidade Federal de Viçosa. Foi membro e coordenadora da Câmara de Recursos Naturais, Ciências e Tecnologias Ambientais da FAPEMIG.
  • Membro do Conselho consultivo do Cerrado das águas. Publicou mais de 124 artigos em jornais científicos arbitrados, além de 15 livros e 45 capítulos de livros de editoras nacionais e internacionais. Orientou mais de 120 alunos, entre iniciação científica, treinamento técnico, trabalho de conclusão de curso, especialização, pós-graduandos (mestrandos e doutorandos) e pós-doutorandos.
  • Em 2017 recebeu o prêmio de Destaque Mérito Científico da EPAMIG pelos trabalhos desenvolvidos em prol do controle biológico. Em 2020, 2021,2022 e 2023 recebeu da Epamig o prêmio de destaque em produtividade de pesquisa. Foi coordenadora técnica do recém lançado Informe Agropecuário sobre Bioinsumos. Parceria internacionais e nacionais com instituições públicas e privadas. Eleita uma das TOP 100 mulheres destaque do Agro pela FORBES em 2023.

PARCEIROS

Gostou do projeto?

Entre em contato e junte-se a nós como um parceiro

    A Cooxupé quer saber a opinião sobre seus projetos e como pode contribuir positivamente nas comunidades onde atua, respondendo as questões abaixo: